A acupuntura é um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas.
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, essa estimulação tem a capacidade de regular o fluxo energético que é responsável pela fisiologia do corpo humano.
A palavra “acupuntura” vem do latim – acus significa agulha e punctura significa puncionar.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a energia vital, chamada “Qi”, flui através de canais de energia no corpo que ligam os órgãos principais, denominados meridianos.
Ao longo dos meridianos, existem pontos específicos que, quando são estimulados, podem influenciar e equilibrar a energia vital “Qi”.
De acordo com a Medicina Chinesa, a doença surge quando o fluxo cíclico de Qi nos meridianos é desequilibrado ou bloqueado.
Conceito Ocidental da Acupuntura
A Medicina Ocidental define a acupuntura como sendo a estimulação de pontos específicos localizados na superfície da pele, que tem a capacidade de alterar diferentes condições fisiológicas e bioquímicas no corpo, a fim de se obter o efeito desejado.
Segundo a medicina moderna, os pontos de acupuntura são áreas de sensibilidade, nas quais são introduzidas agulhas para estimular diversos receptores sensoriais que, por sua vez, estimulam os nervos que enviam impulsos para o hipotálamo e para a hipófise, localizados na base do cérebro.
Está comprovado que o estímulo pela acupuntura pode liberar endorfinas e neurotransmissores, aumentando assim a produção de neurotransmissores e neuro-hormônios, melhorando o fluxo sanguíneo e estimulando o sistema imunológico.